Abordagem do currículo de Ensino Religioso - 2 - Recordando Taxonomia de Bloom

 

    No esforço para extrair o máximo de informações das habilidades, no sentido do planejamento de aulas e pesquisa de material, prosseguimos, nestes slides, comentando sobre a Taxonomia de Bloom.

   Selecionamos uma habilidade, a primeira do 6o ano, para analisar. E logo, na primeira parte de sua subdivisão, que corresponde ao Processo cognitivo, torna-se necessário situar os verbos em cada etapa do quadro de Taxonomia.

   Habilidade tomada como modelo:
"Identificação, reconhecimento e análise do papel das tradições escrita e oral na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos".

   Os verbos são Identificar, reconhecer e analisar. Os dois primeiros, Identificar e reconhecer, estão no pirmeiro nível da Taxonomia: LEMBRAR. E o terceiro verbo, analisar, situa-se no antepenúltimo nível, ANALISAR.

   Esses níveis da Taxonomia representam etapas de mobilização de conhecimento e procedimentos requeridos dos alunos. Conhecer esses detalhes permite reflexão, criatividade e metodologias mais lúcidas no trato com o aprendizado.

   São denominados "níveis de complexidade", numa gradação do mais simples ao mais complexo. Isso reprenta que, "para adquirir uma nova habilidade, pertencente o ao nível seguinte, o aluno deve ter adquirido a habilidade anterior".

    Outro fator é que esses níveis não são estáticos, mas admitem interpolação, ou seja, um aluno pode avançar, em relação a outros, assim como, por exemplo, pode ser necessário o nível APLICAR, para que o aluno possa LEMBRAR, embora este seja o primeiro nível.

    Vamos, a seguir, expor a definição dos níveis LEMBRAR e ANALISAR, que são os dois nos quais se inscrevem os verbos Identificar, Reconhecer e Analisar, da habilidade aqui abordada como modelo.

   LEMBRAR: fazer com que o estudante reproduza com exatidão uma informação que lhe tenha sido antecipadamente dada. Exige, portanto, lembrança de conteúdo;

   ANALISAR: o objetivo é para instruir o aluno a dividir em partes analíticas relevantes, identificando o que for irrelevante, entendendo a inter-relação entre elas.

   Portanto, se o Objeto de conhecimento são as tradições escrita e oral, o aluno, neste caso, deve ser estimulado aos procedimentos acima explicitados.

   Evidentemente, fará parte do esforço do professor, em sua mediação, fornecer informações sobre o que são tradições religiosas escrita e oral, focando os subsídios dados no Contexto, os quais indicam em que amplitude e contexto o Objeto de conhecimento será abordado.

   Então, vai focar tradições escrita e oral no que se referem, especificamente, à preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos, segundo consta na parte final da habilidade em questão.

    No próximo slide, vamos apresentar a definição de todos os níveis de complexidade, recordando com os professoes a Formação do início deste ano.

   

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