Abordagem do currículo de Ensino Religioso - 4 - Aplicação aos níveis de complexidade

    As habilidades abaixo relacionadas, numeradas de 1 a 3, são aquelas selecionadas no Plano de Curso flexível, sugerido no início de 2022, para aplicação no ano letivo.

   Elencamos, para cada ano, habilidades dos dois anos anteriores, porque deduzimos que os alunos, recém-saídos de uma pandemia, precisavam desse reforço e encadeamento lógico com habilidades provavelmente não fixadas, em função da modalidade de aulas semipresenciais.

   Portanto, as habilidades para o 4o bimestre do 6o ano são as que seguem abaixo. A elas vamos aplicar a classificação dos verbos por níveis de complexidade. Começaremos pela segunda delas, visto que a primeira já foi abordada nas postagens anteriores.
   
1. Identificação, reconhecimento e análise do papel das tradições escrita e oral na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.

2. Identificação dos mitos, ritos e símbolos e reconhecimento de sua importância na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.

Processo cognitivo:
VERBOS: Identificação > Identificar; Reconhecimento > Reconhecer.

Objeto de conhecimento:
mitos, ritos e símbolos.

Contexto:
estruturação das diferentes crenças e movimentos religiosos.

3. Exemplificação da relação entre mito, rito e símbolo nas diferentes práticas celebrativas.

Processo cognitivo:
VERBOS: Exemplificação > exemplificar

Objeto de conhecimento:
relação entre miito, rito e símbolo.

Contexto:
nas diferentes práticas celebrativas.

   Classificando os verbos segundo os níveis de complexidade: o quadro abaixo situa os verbos segundo os níveis de complexidade que, por sua vez, sugerem em que etapa do conhecimento se encontram os alunos e que metodologias e estratégias podem ser reunidas, visando a concretização do aprendizado.

Habilidades:
2. Identificar e reconhecer: nível 1 - LEMBRAR;

3. Exemplificar: nível 2 - COMPREENDER (ou ENTENDER).

    Agora que identificamos os níveis, resta relembrar qual a definição que temos para LEMBRAR e ENTENDER. Essa definição proporciona ao professor compreender que aspectos envolvem, para o aluno, estar apto para esses níveis e prosseguir em relação aos demais.

LEMBRAR: o objetivo é fazer com que o estudante reproduza com exatidão uma informação que lhe foi dada. Exige lembrança do conteúdo;

ENTENDER: o objetivo é estabelecer uma conexão entre o novo e o conhecimento previamente adquirido. A informação do nível anterior será entendida, quando o aluno conseguir reproduzi-la com suas próprias palavras, entre outros recursos;

    Com relação à habilidade 2, o aluno deve "reproduzir com exatidão uma informação que lhe foi dada" a respeito do Objeto de conhecimento "mitos, ritos e símbolos", no Contexto da "estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos."

   Com relação à habilidade 3, o aluno deve "estabelecer uma conexão entre o novo e o conhecimento previamente adquirido" de modo a "conseguir reproduzi-la com suas próprias palavras, entre outros recursos" (como, por exemplo, EXEMPLIFICAR). Neste caso, aplicado ao Objeto de conhecimento "relação entre miito, rito e símbolo", no Contexto das "diferentes práticas celebrativas".

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