Abordagem do currículo de Ensino Religioso - 3 - Definição das categorias taxonômicas

   Para cada nível da Taxonomia de Bloom, existe uma definição do que se espera do aluno, em seu avanço progressivo.

    Vamos enumerar abaixo tais definições, de modo a facilitar a abordagem correspondente a cada verbo deduzido a partir das habilidades.

   Ao final dessa sequência, escolheremos mais uma habilidade como exemplo e apresentaremos o efeito dessa aplicação.

    Confira cada etapa dos níveis no quadro acima, bem como pelas definições a seguir. No Padlet vai estar o quadro geral dos verbos, do modo como classificados em cada um desses níveis de complexidade.

   Também lá estará um Power Point ilustrativo dessa sequência de etapas que correspondem ao desenvolvimento dos alunos. Trata-se de uma adaptação do que foi apresentado na Formação do início deste ano.

   No domínio cognitivo, há seis categorias, segundo a Taxonomia de Bloom:

1. LEMBRAR: o objetivo é fazer com que o estudante reproduza com exatidão uma informação que lhe foi dada. Exige lembrança do conteúdo;

2. ENTENDER: o objetivo é estabelecer uma conexão entre o novo e o conhecimento previamente adquirido. A informação do nível anterior será entendida, quando o aluno conseguir reproduzi-la com suas próprias palavras, entre outros recursos;

3. APLICAR: o objetivo é executar ou utilizar um procedimento numa situação específica, assim como também abordar o uso desse conhecimento numa situação nova. Resumindo, tornar a aprendizagem útil na solução prática de problemas;

4. ANALISAR: o objetivo é para instruir o aluno a dividir em partes analíticas relevantes, identificando o que for irrelevante, entendo a inter-relação entre elas;

5. AVALIAR: o objetivo é realizar julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos ou de eficiência e eficácia, confrontando dados, informações, teorias ou um produto como resultado;

6. CRIAR: o objetivo é utilizar os conhecimentos previamente adquiridos para elaborar uma nova visão, ou solução, um novo modelo ou produto, apresentado como oririginal.

    Cada uma dessas categorias traz consigo sequências de verbos que indicam de que modo, em cada uma delas, opera-se o que a definição indica.

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