Caros Mestres e colegas:

     Estamos para iniciar uma nova jornada que esperamos seja diferente em vários aspectos. De início, que se revele um tempo no qual estejamos livres dos efeitos da pandemia, assim como profissional e emocionalmente recuperados.

    E com relação à nossa disciplina de Ensino Religioso, temos reconhecido tanto o esforço e desdobramento de todos os colegas, quanto as dificuldades relacionadas, principalmente, às fontes de material e ao acúmulo de carga horária com outras disciplinas.

      Porém, visando e admitindo ser o principal foco a atividade do professor em sala de aula, será essencial o procedimento correto de leitura do Currículo de Referência Único.

     Vamos, portanto, publicar aqui no blog tabelas que vão proporcionar aos professores a visualização dos objetos de conhecimento/conteúdos específicos da área do Ensino Religioso em cada ano. Uma vez assim visualizados, será mais fácil determinar o material que lhes vais socorrer na compreensão de sua amplitude.

    Haverá duas colunas na tabela: uma relacionada ao objeto de conhecimento e outra ao contexto no qual esse conteúdo seria tratado. Isso define um foco específico no qual será abordado. Por exemplo, no 7o ano lemos Transcendente tendo, relacionados a esse objeto de conhecimento, duas abordagens: 
                               Transcendente
      1. Verdades sobre o Transcendente;
      2. Comunicação com o Transcendente;

    Para Verdades sobre o Transcendente, temos o contexto: "nos textos e tradições orais. E para Comunicação com o Transcendente, temos o contexto: "em distintas manifestações e tradições religiosas".

    Portanto, uma tabela que permita visualizar, por ano, esses objetos de conhecimento e o contexto dentro do qual cada um será abordado, muito facilitará o trabalho do professor, tanto na determinação da área de sua pesquisa de material, quanto no preparo de sua sequência didática.

    O que, então, faltará a ele? Faltará somente observar os verbos que indicam o Processo Cognitivo envolvido, para que seja plenamente compreendida e, digamos assim, operacionalizada a habilidade em questão, de modo a contribuir para que o aluno seja, devidamente, formado na competência a ela associada, que se configura no próprio Currículo.
     
     Nos casos especiais aqui mencionados, os respectivos Processos Cognitivos são, para as Verdades sobre o Transcendente: Reconhecimento e análise. E para a Comunicação com o Transcendente: Compreensão e análise.

    Portanto, o planejamento do professor estará voltado para buscar material circunscrito ao Objeto de Conhecimento "Transcendente". No contexto dos "textos e tradições orais" (referente a Comunicação com) e no contexto das "diferentes manifestações religiosas" (referente a Verdades sobre). Nesta perspectiva, completar essa habilidade vai representar dar ao aluno condições para "Reconhecimento e análise" (Verdades sobre o Transcendente), "Compreensão e análise" (Comunicação com o Transcendente).

    Esse procedimento aqui exposto deve ser aplicado a cada objeto de conhecimento/habilidade específicos, ao longo do Currículo. Desse modo, será possível ampliar nossa visão, para avaliarmos o grau de conhecimento que temos em relação aos objetos de conhecimento/conteúdos.

     Bem como verificarmos de que modo a relação com as habilidades se expressam, pelos verbos apresentados, para efetivarmos o modo de construir nossa sequência didática estritamente dentro da relação objeto de conhecimento - habilidade - competência expressa no Currículo.

     No próximo texto vamos publicar essa tabela de OBJETOS DE CONHECIMENTO (CONTEÚDOS) e CONTEXTO de sua aplicação. Veja bem: vai faltar aparecer, nessa tabela, os verbos que definem os procedimentos do professor e, dessa forma, são determinantes da definição de cada habilidade.

  Numa outra oportunidade, vamos comentar exatamente a relação decisiva que esses verbos têm com o planejamento das aulas e, consequentemente, assim definindo o perfil específico de sequência didática a ser planejada, para a efetiva aplicação em sala de aula. Grande abraço a todos.
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