Antoni Zabala e o que se pode esperar da escola

Antoni Zabala, espanhol da Catalunha, construtivista, define a importância do repertório prévio dos alunos para a construção de novos conhecimentos.

Quando o nome "construtivismo" aparece, surgem os contra ou a favor, mas a escola é muito mais complexa do que se emperrar nessa discussão. Zabala, em sua estada no Brasil, a convite do Grupo de Escolas Critique, destacou a necessidade de transformação do sistema educacional.

Ele comenta que a escola se reduziu, por toda a parte, a "um jogo de superar estágios", do primeiro para o segundo, terceiro, assim por diante. Para Zabala, a função da escola não é selecionar, mas é "orientar cada aluno a encontrar um lugar na sociedade".

Na visão dele, responder aos desafios da vida, significa ter um conhecimento e saber usá-lo. Daí a necessidade de não focar somente em ou acumular conteúdos, mas no desenvolvimento de competências.

"Aprendemos quando estabelecemos vínculos entre os novos conhecimentos e os conhecimentos prévios". É preciso "criar estratégias para que todas as crianças tenham sucesso. Elas têm talentos para a vida, que precisam ser explorados".

Trocando em miúdos, a escola ensina a história, a estrutura e a teoria alimentar do omelete, mas não ensina a fazer. Por isso, o objeto de estudo das disciplinas deve ser a vida e não apenas conceitos. "Niguém gosta de jogar um jogo em que sempre perde. A escola está posta de uma maneira que, dadas as capacidades e condições pessoais de algumas crianças, elas nunca vão ganhar".

As crianças têm talentos para a vida, que precisam ser explorados. Um dos exemplos que pode ser dado sobre a amplitude do conhecimento e seu sentido prático, é o que sabemos sobre áreas que não são de nossa formação específica.

Por exemplo, ao invés de saber toda a teoria sobre cinemática, compreender o papel da física na frenagem, aceleração, velocidade nas curvas e como fazer tudo isso num dia de chuva, dirigindo o seu carro. Que peças sustentam sua manutenção numa viagem longa, e como fazer para manter em dia a sua segurança.


Leia o artigo inteiro no link abaixo e pesquise outros links sobre esse autor:


1. Pesquisa e prática pedagógica:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023