Sugestão de Avaliação das habilidades/conteúdos
Ensino Religioso - experiências
Há tempos que desejo compartilhar com os professores do Ensino Religioso as experiências que temos vivenciado nesse período de 2020/2021.
Reconhecemos que, desde o início do ano letivo de 2020, rápidas transformações se impuseram, com respeito à nossa prática pedagógica, envolvendo a relação com a escola e com os nossos alunos.
Além das questões pessoais, que afetam a todos, por igual, em função da natureza desta pandemia, a nossa responsabilidade profissional, o rendimento e participação dos alunos e a nossa relação com o conteúdo da disciplina que lecionamos adquiriram dimensão nova e desafiadora.
Abrem-se, então, várias frentes e campos de abordagem que apresentam necessidade urgente de ser discutidos, em função das novas modalidades de desafios e nossa capacidade para enfrentá-los com sucesso.
Aspectos socioemocionais, agora não somente posicionados no ambiente de estudo, mas também focados nos transes desse novo tempo. A superação dos obstáculos interpostos ao rendimento de nossos alunos, nesse tempo de isolamento e dispersão.
O modo como motivar alunos e a nós mesmos, diante dos permanentes desafios e do potencial do ensino e aprendizado. Que tecnologias e estratégias, incluídos os recursos digitais, mas também a realidade da inacessibilidade a eles estarão postos para discussão e suprimento.
Neste texto desejo abordar o currículo do Ensino Religioso. Vivenciamos um ano atípico, em que precisamos avaliar, ainda que em meio a todas as emergências, o desempenho do nosso referencial, o Currículo de Referência Único do Acre para o Ensino Religioso.
Portanto, gostaria de consultar os colegas sobre suas experiências no trabalho com o currículo. Já conhecemos algumas dificuldades, referentes à permanente necessidade de aprimoramento em nossa área, bem como à falta de material disponível, específico para atendê-la.
Vamos voltar a discutir esses itens, assim como estudar soluções. Mas nesta oportunidade desejo avaliar o potencial do currículo de Ensino Religioso que temos disponível. Desejo explorar as habilidades, competências e conteúdos, de modo a analisar até que ponto podemos ampliar seu campo de abrangência.
Verificamos que todas foram abordadas nas modalidade de aulas que apresentamos, e nas aulas pela TV. Agora precisamos focar cada habilidade/conteúdo, conferindo seu grau de abrangência, ou seja, como podemos explorar seu potencial de ampliação com outros conteúdos e até outras áreas do conhecimento.
Então, para procedermos a uma análise ampla e participativa, colocamos abaixo o link de um grupo específico para essa discussão. Desejamos saber de vocês, caros(as) professores(as):
1. Como tem sido a sua compreensão a respeito de cada habilidade/conteúdo do Currículo de Referência Único do Acre?
2. Como tem sido a aplicação dessa habilidade/conteúdo da vivência prática do aluno?
3. Você avaliou ou pensou em outros assuntos associados a cada habilidade/conteúdo que também poderiam ou deveriam ser abordados? Quais?
4. Examinando cada habilidade conteúdo, que outros assuntos a ela relacionados você avalia que podem ser abordados, tendo como referência essa própria habilidade/conteúdo? Grato.
Use o link do grupo de WhatsApp abaixo indicado para responder às questões acima. Vamos fazer juntos essa análise e, posteriormente, publicar em nosso blog ENSINO RELIGIOSO Acre ou ensinoreliac.blogspot.com o resultado dessa nossa consulta.
Vou publicar na página de nosso blog um exemplo de avaliação da primeira habilidade/conteúdo do 6o ano, de modo a servir como exemplo de abordagem. Grato. Grande abraço a todos vocês e mãos à obra.
Cid Mauro Araujo de Oliveira.
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA TER ACESSO AO GRUPO E RESPONDER AOS COMENTÁRIOS PROPOSTOS NESTE TEXTO:
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