Sugestões de abordagem - 9º ano - 3º bimestre - 2020

 

9º ano - 3º bimestre - 2020

Habilidade                                                                                                  

Entendimento das implicações da espiritualidade no contexto atual de individualismo e materialismo, entre outros indicadores de transformação social.  

Conteúdo                                                                                                      

Espiritualidade: implicações frente ao individualismo, materialismo e outros indicadores de transformação social. 

      Uma vez sugerida a reestruturação do Plano de Curso, em função deste ano letivo atípico, demarcamos acima a habilidade e seu conteúdo correspondente para o início de atividades do 3º bimestre.   

    O critério para a inclusão/exclusão sugerida de habilidades/conteúdos foi duplo: 1. sua relação com o contexto de vivência prática atual; 2. sua facilidade de síntese em relação às outras habilidades/conteúdos. 

    Assim, nossa abordagem com relação aos alunos seria a um tempo prática, em relação à vivência emergencial desses tempos de pandemia, assim como não seriam excluídas, de todo, temáticas relevantes dos demais conteúdos. 

      Está habilidade/conteúdo aborda a espiritualidade frente à modernidade e seus vícios, destacados diretamente o individualismo e o materialismo, entre "outros indicadores", à escolha do professor para abordagem.  

     Será necessário buscar uma definição de materialismo, assim como de individualismo, além de selecionar outros fatores relacionados, de modo negativo, às transformações sociais, os quais podem ser confrontados e superados pelo exercício da espiritualidade. 

      Destaque-se que a definição de espiritualidade utilizada deve ser aquela genérica, que não a faz depender, exclusivamente, da religião. Filosofia e ciência também apresentam definições para a espiritualidade.  

      Para a definição de materialismo, sugerimos 5 tópicos que o caracterizaram:

1. Fisicalismo que sustenta existência única para a matéria; 2. Todos os fenômenos são resultado de interações da matéria; 3. Bloqueio quanto à cristalização de qualquer crença; 4. Bloqueio quanto à existência de qualquer religião; 5. Não existe qualquer ser superior além da própria matéria.  

     Também pode-se apresentar uma definição para individualismo em 5 tópicos: 

1. Oposição a qualquer autoridade coercitiva; 2. Total inversão ao coletivismo no contexto social; 3. Orientação por tendência individualista; 4. Assumir viver de modo exclusivo para si mesmo; 5. Pouca ou nenhuma solidariedade, egoísmo ou egocentrismo.  

     E uma das definições de espiritualidade pode ser apresentada também em 5 tópicos: 

1. Inclinação humana de busca de um significado para a vida; 2. Por meio de conceitos que transcendem o tangível; 3. Como conexão com algo superior a si próprio; 4. Estabelecimento de elevados padrões de conduta moral; 5. Pode ser prática vivencial ligada ou não a uma experiência religiosa. 

       O professor pode indicar outros fatores sociais presentes na sociedade atual que são direta e necessariamente atendidos pelo desenvolvimento e vivência da espiritualidade. Sugerimos aqui, por exemplo, a solidão, a depressão e a violência.  

    O professor também poderá desenvolver por tópicos, como feito acima, o modo como a espiritualidade pode suprir e contribuir para a superação desses aspectos negativos. Aqui, abaixo, demonstramos como foi feito em relação à depressão: 

      Superação de outras fatores sociais danosos por meio da espiritualidade: em relação à depressão: 

1. Compartilhe suas emoções evitando isolamento social; 2. Acompanhamento psicológico contra melancolia e angústia; 3. Repouso: corpo e mente sempre bem recuperados; 4. Procure fazer uma atividade física: manutenção da energia; 5. Ocupar a mente com atividades intelectuais construtivas. 

     A seguir, indicamos alguns tópicos para pesquisa que podem ajudar na definição mais precisa da metodologia e planejamento de sua aula. Grande abração e, qualquer dúvida ou discussão, encontramo-nos nos grupos.

 

LEMBRANDO QUE SÃO SUGESTÕES PARA A FORMAÇÃO INDIVIDUAL DOS PROFESSORES: PARA OS ALUNOS ESSE MATERIAL DEVE SER ADAPTADO.

 

1.     Definição para espiritualidade:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritualidade 

2.     Definição para individualismo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Individualismo 

3.     Definição para materialismo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo

              4.     Espiritualidade e filosofia:

https://www.sabedoriapolitica.com.br/espiritualidade-e-politica/espiritualidade-e-filosofia/

5.     Individualidade X individualismo

https://espiritualidadevirtual.wordpress.com/2014/08/30/individualidade-x-individualismo/ 

              6.     5 práticas para superar a depressão:

https://blog.psicologiaviva.com.br/superar-a-depressao/ 

7.     Etapas para a superação da violência:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/9/projeto-institucional-combate-a-violencia

              8.     Solidão: o que é, níveis e o que fazer:

https://segredosdomundo.r7.com/solidao/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023