Sugestões de abordagem - 6o ano - 3o bimestre - 2020
6o ano - 3o bimestre - 2020
Habilidade
Percepção do ser humano como agente transformadore integrante do meio ambiente.
Conteúdo
O ser humano como agente integrante e transformador do meio ambiente.
Uma vez sugerida a reestruturação do Plano de Curso, em função deste ano letivo atípico, demarcamos acima a habilidade e seu conteúdo correspondente para o início de atividades do 3o bimestre.
O critério para a inclusão/exclusão sugerida de habilidades/conteúdos foi duplo: 1. sua relação com o contexto de vivência prática atual; 2. sua facilidade de síntese em relação às outras habilidades/conteúdos.
Assim, nossa abordagem com relação aos alunos seria a um tempo prática, em relação à vivência emergencial desses tempos de pandemia, assim como não seriam excluídas, de todo, temáticas relevantes dos demais conteúdos.
E no caso específico do 6o ano, já antecipamos esta habilidade/conteúdo A partir do 4o bimestre, respeitando o critério acima citado, da relação do conteúdo com o contexto atual de enfrentamento da pandemia.
Procurou-se, nesta abordagem, um sentido bem prático, em função de ser o tema meio ambiente uma permanente necessidade de reeducação.
E, neste caso, associamos às recomendações em relação à prevenção E combate ao COVID-19 que, de todo o modo, requer uma mudança cuidadosa, atenta e inteligente de hábitos.
A preservação do meio ambiente envolve ações macro, muitas vezes até distantes da nossa mobilização, mas também ações rotineiras, ligadas ao nosso dia a dia, como:
1. NO CAMPO: 1.1. Evitar queimadas; 1.2. Preservar igarapés; 1.3. Não à caça predatória; 1.4. Não à pesca predatória.
2. NA CIDADE: 2.1. Reciclar o lixo; 2.2. Evitar poluição; 2.3. Preservar água; 2.4. Educar-se para preservar.
Outras medidas do dia a dia podem ser ainda enumeradas. Lembrar que, mesmo que alguém ache que não precisa ajudar, um mínimo que se evita pode zerar a multiplicação dos danos, em função da mudança de hábitos e mentalidade de toda a população.
Será necessário que o professor pesquise, de um modo geral, a ênfase que a variadas religiões têm dado à preservação do meio ambiente.
Assim como destacar a responsabilidade permanente que temos com essa tarefa, indicada na compreensão dos seguintes tópicos:
1. Os recursos naturais não são inesgotáveis e são vitais para a nossa sobrevivência no planeta; 2. Preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos para a comunidade da vida na terra; 3. É urgente realizar todos os esforços de preservação dos recursos naturais existentes, garantindo um planeta sustentável; 4. Preservar o meio ambiente inclui as florestas, mas também mudanças de hábitos no dia a dia, sem degradação, com a conservação de tudo o que nos rodeia; 5. Independentemente do tipo de religião ou da não confissão de qualquer delas, a responsabilidade de preservação do meio ambiente necessita de consciência e opção globais.
Junto com esses tópicos de conscientização, nesta fase atual também deve ser lembrado aos alunos a necessidade permanente dos cuidados em relação à contaminação pelo coronavírus. Os cuidados indicados abaixo não podem ser esquecidos:
1. Use máscaras todo o tempo, caso saia fé casa ou esteja entre pessoas que não são de sua família; 2. Fique em casa e somente saia numa situação de extrema necessidade, sempre com o seu responsável; 3. Mantenha uma distância segura em ligares públicos, ou de quem esteja tossindo ou espirrando; 4. Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em geĺ; 5. Cobra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar; 6. Não toque nos olhos, no nariz ou na boca, retirando sempre a máscara pela laterais; 7. Procure atendimento médico, se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Procure a permanente conscientização do seu aluno, tanto para a alteração de pequenos hábitos que contribuem, no seu somatório, para a preservação do meio ambiente é melhoria de condições de vida na própria cidade, como quanto ao alerta permanente de cuidados com relação à prevenção contra o COVID-19.
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