Sugestões de abordagem - 7o ano - 2o bimestre de 2020

7o ano

(1) Habilidade/(2)Conteúdo

(1) Análise da contribuição dos textos sagrados para uma ética universal em relação à conduta pessoal e nas práticas sociais.

(2) A contribuição dos textos sagrados para uma ética universal, nas práticas sociais e na conduta pessoal.

(1) Reconhecimento e análise das verdades sagradas sobre o transcendente, repassadas nos textos e tradições orais das diferentes religiões.

(2) Estudo das verdades sagradas sobre o transcendente repassadas nos textos e tradições orais das diferentes religiões.

(1) Compreensão das características dos espaços sagrados das distintas religiões.

(2) Espaços sagrados e suas características no contexto das distintas religiões.

(1) Reconhecimento do direito à liberdade de consciência, crença ou convicção e problematização sobre concepções e práticas sociais que a violam.

(2) O direito à liberdade de consciência, crença e convicção: problematização de práticas sociais que o violam.

   Lendo as habilidades/conteúdos do 2o bimestre do 7o ano, acima indicadas, verificamos que não há, como ocorreu no 6o ano, um assunto único que venha interligá-las. 
   Mas será procedimento nestes comentários procurar esse elemento unificador, para facilitar o trabalho dos professores.
   A seguir, portanto, vamos novamente listar as habilidades/conteúdos, já com essa proposta de unificação numa linha contínua de raciocínio:

1. Textos sagrados: ética universal e conduta pessoal na sociedade;

2. Liberdade de consciência, crença e convicção: problematização sobre concepções e práticas sociais de violação desses direitos;

3. Verdades sagradas sobre o transcendente repassadas nos textos e tradições orais das religiões;

4. Espaços sagrados e sua caracterização nas variadas religiões.

      Pelo que pode ser observado, resumimos acima o ponto central das habilidades/conteúdos, aproximando 1 e 2, 3 e 4 trocando a sequência original. Fizemos assim para propor a seguinte abordagem:

1/2 - Abordar "ética universal e conduta pessoal", a partir dos textos sagrados das religiões, focando no específico da "liberdade de consciência, crença e convicção" e as barreiras encontradas para isso.
       Neste caso, o enfoque será o que os textos sagrados destacam sobre ética universal e conduta social, porém já atendendo à problemática das barreiras e conflitos sociais que violam a liberdade de consciência, crença e convicção.

3/4 - "Verdades sagradas sobre o transcendente", a partir dos textos e tradições orais, assim como o conceito de "espaço sagrado" em cada religião guardam relação entre si, porque no "espaço sagrado" cultua-se o "transcendente".
        Tanto o conceito de "transcendental", como o de "espaço sagrado" são subjetivos. Podem, portanto, ser associados. 
  Porque espaços sagrados são assim compreendidos, em cada religião, para efeito de cultos, rituais, celebrações etc que simbolizam o acesso ao transcendente em cada tradição religiosa.
        Basta, apenas, lembrar que, com relação as "verdades sagradas sobre o transcendente" será necessário ter, como referência, às tradições orais e escritas das religiões. 
   Como as duas habilidades/conteúdos anteriores já abordam textos sagrados, basta então pesquisar sobre o transcendental em tradições orais, visto que os textos já foram referência nas habilidades/conteúdos anteriores: resta, então, referenciá-los em referência ao transcendente.

       Lembrar que tradições como as religiões de matriz africana e indígenas não possuem textos escritos. As verdades sagradas sobre o transcendental nessas religiões têm o seu enunciado a partir das tradições orais passadas e repassadas pelos mais velhos. 
        Daí a importância que essas religiões dão aos idosos. São eles que ouviram dos mais antigos as tradições orais e retransmitiram às gerações posteriores.
         O conceito de espaço sagrado não é o mesmo para todas as religiões. Existem os templos (con)sagrados, bem como locais específicos, alguns deles considerados santuários. 
        Nesses locais considerados sagrados, tipos de rituais são realizados. Espaços interiores de igrejas, determinados locais a céu aberto, próximos à natureza, altares com figuras simbólicas, bem como conceitos de sagrado não relacionados a nenhum espaço ou lugar específico. 
        Por exemplo, desde o judaísmo antigo, expresso no Antigo Testamento, que um local definido ou nenhuma imagem deveriam ser definidos como sagrados. 
         A noção de espaço sagrado, também, para o cristianismo de ramo protestante tem um conceito mais amplo, quando sagrado é qualquer lugar, porque o altar e o santuário são o próprio devoto. 
        Pesquisar, nos textos sagrados das religiões, pontos de contato que ressaltam ética universal e reafirmam acertada conduta social, é fundamental para a discussão de aproximação entre elas.
        Pontos centrais vitais, em comum, existentes entre as religiões, são importante fator de destaque para a relevância do respeito mútuo, pluralidade religiosa e tolerância. 
        Na pesquisa desses pontos comuns nos textos sagrados, será possível focar nos preceitos que defendem a liberdade de consciência, crença e convicção religiosa.
        Além de ser fator de defesa da liberdade religiosa, esse referencial reforça a tão necessária postura da igualdade entre todas as religiões. 

Seguem alguns links como referência:
(MATERIAL PARA O PREPARO DO PROFESSOR: INAPROPRIADO PARA O ALUNO, A NÃO SER COM ADAPTAÇÃO)


1. Liberdade religiosa:


 Acesso em: 11 mai 2020.

2. Religião e diversidade:


3. Linguagens sagradas:


  Acesso em: 11 mai 2020.

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