Sugestões de abordagem - 1o bimestre do 8o ano - Plano de Curso de 2020

8o Ano
Habilidade 
Leitura e interpretação de diversos textos sobre os aspectos estruturantes das diferentes tradições religiosas e filosofias de vida.

Objeto de conhecimento (Conteúdo)
Diferentes tradições religiosas e filosofias de vida: leitura e interpretação de textos que as estruturam.

     A Base Nacional Comum Curricular estabelece como "filosofias de vida" o modelo de reflexão que norteia as pessoais que escolhem não ter religião nenhuma. 
     Portanto, a habilidade/objeto de conhecimento/conteúdo deste 1o bimestre do 8o ano define "aspectos estruturantes" que norteiam as diferentes religiões, mas também o modo de ser de quem não tem religião.
      Quando de trata das religiões, falam-se de diversos textos. Por exemplo, para se conhecer história, doutrinas e aspectos fundamentais de uma dada religião, é importante buscar autores que escrevem sobre sua própria religião. 
    Caso sejam pesquisados outros autores ou fontes, é importante avaliar a abordagem desses autores, para ver se apresentam uma crítica equilibrada, baseando-se em fundamentos e abordagens isentas de discriminação.
    Os textos fundantes das próprias religiões também indicam seus aspectos estruturantes. Por exemplo, a Bíblia é o livro fundante do cristianismo. Mas muitos aspectos estruturantes do catolicismo e do protestantismo se baseiam em interpretações dos textos bíblicos. 
    Portanto, serão encontrados em outras fontes. Com respeito às tradições ayahuasqueiras, isto ê, que usam da ayahuasca, nome indígena do chá do daime, possuem um Cancioneiro de Hinos recebidos por seus líderes fundadores. 
    Mas aspectos estruturantes, ou seja, a origem dessas religiões, dos diferentes ramos, das principais doutrinas, rituais e calendário de festas não serão encontrados no hinário. Será necessário buscar fontes orais, por meio de líderes atuais, ou textos fidedignos que tenham sido já produzidos.
    Por exemplo, em 2011 a Secretaria de Estado de Educação do Acre - SEE, em parceria com o Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre - IEFP editaram uma Cartilha de Diversidade Religiosa denominada "Muitos são os caminhos de Deus", que buscou ser redigida por representantes de cinco grupos religiosos no Estado, cada um escrevendo sobre sua própria religião.
     Para estabelecer que filosofias de vida podem ser conhecidas, praticadas e defendidas por quem não norteia sua vida por nenhuma religião, também é necessário conhecer pensamentos expressos em livros que defendem essa postura, assim como entrevistar pensadores, intelectuais e até mesmo diversidade de pessoas que não creem em nenhuma religião. 
    Abaixo vamos sugerir links dessa temática de "filosofias de vida", assim como outras fontes de variadas religiões. Um desses links será o da Cartilha de Diversidade Religiosa, resultado da parceria SEE-IEFP. Grato.

Link: Cartilha de  Diversidade Religisoa
https://padlet.com/cidmauroliveira/planos-de-curso-sphsdap1bbbw6h06/wish/2632544722

Texto do filósofo ateu Rubens Alves (Atenção! Este texto é para reflexão e formação conceitual do professor. Não é para levar à sala de aula. Nem deve ser citado em sua Sequência Didática. Você deve ler, para entender a estrutura de raciocínio de um ateu).
https://www.paulopes.com.br/2011/01/onde-estava-deus-quando-isso-aconteceu.html?m=1

Ética e religião: o texto abaixo também é para a formação conceitual do professor. Discute ética e religião, indicando que, embora haja relação entre as duas, é possível que, quem não tenha nenhuma religião, seja ético em seu procedimento.
https://oinsurgente.org/2011/09/08/etica-e-religiao/
MATERIAL ESPECÍFICO PARA A SALA DE AULA SERÁ DISPONIBILIZADO NO DRIVE, COM ACESSO POR LINK, A SER INDICADO  AQUI NO BLOG OU NO GRUPO DO ENSINO RELIGIOSO. 

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