Sugestões de abordagem do 7o ano - 3o bimestre

CONTEÚDOS

(ER0702) - Ética
(ER070201) - Os valores repassados pelas tradições religiosas.

OBJETIVOS (CAPACIDADES)
- Possibilitar a identificação dos valores contidos nos textos sagrados, sua importância na formação humana e contribuição para uma ética universal.
- Oportunizar estudos e reflexões concernentes às relações com o mundo, com as pessoas e consigo, à luz de temáticas da realidade.

       Destacando que esse mesmo conteúdo foi aplicado, no bimestre passado, ao 6o ano. Professores que acumulam o 7o ano, poderão adaptar ao nível desse ano seguinte. Recomendo também que leiam as sugestões dadas lá atrás, mesmo que as capacidades sejam outras, para que ampliem as ideias. 
      Ética é um ramo da filosofia que procura definir os elementos do certo e do errado. Vejam a definição a seguir: "parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano: o respeito à essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social".
      A ética não depende da religião. Isso porque, por exemplo, podemos encontrar alguém sem religião, mas que preserva e exercita comportamento ético e, infelizmente, o contrário também é verdadeiro: alguém religioso e desprovido de ética. 
       O nosso programa aqui foca "valores repassados pelas tradições religiosas". Todas as religiões trazem consigo valores, alguns que lhes são comuns e outros mais enfatizados nesta ou naquela religião. Por exemplo, o respeito ao outro deve ser um valor obrigatoriamente defendido, aceito e posto em prática por todas as religiões. 
     Então, em certos casos, a ética se coloca acima da religião. Porque podemos surpreender religiosos e até comportamentos de grupos religiosos antiéticos. E nossa tarefa é orientar os alunos a treinar essa percepção. Não é para se tornar alguém que patrulha ou discrimina uma dada religião, mas que aprende a perceber comportamentos antiéticos (nelas e fora delas).
      Certa vez um pastor que conheci elogiou os espíritas colocando-os, em relação aos evangélicos, mais interessados e mais diligentes em ajudar o próximo. Essa observação avalia valores e atitudes diferentes entre duas religiões. Não quer dizer que uma é superior à outra, mas que têm contribuições distintas entre os valores e as ações que praticam.
      Destacamos também, na prova do 1o bimestre, quando abordamos preservação do meio ambiente, programa do 6o ano, que o Daime, as religiões de Matriz Africana e as religiões indígenas trazem consigo um natural desejo e prática de preservação da natureza. Isso é um valor agregado, intrínseco à sua própria prática religiosa. 
     Então deve ser valorizado e imitado. Enquanto em outras religiões será teórico, estará nos livros e documentos, essas religiões trazem em sua vivência. Códigos de comportamento, palavras de sabedoria e conselhos de velhos líderes, como Dalai-lama, por exemplo, devem ser conhecidos e divulgados. Mas sempre lembrando ao aluno que, se não houver uma marca interior de caráter, ler, conhecer, repetir e divulgar essas "máximas" da ética comportamental de nada adiantará. 

OBJETIVOS (CAPACIDADES)

     Dois aspectos importantes nessas Capacidades. Elas sugerem um recorte do tema geral, que é a ética. Destaco na primeira, o referencial dos textos (considerados) sagrados, mas sem esquecer as religiões que dependem de tradição oral. Levar os alunos a pesquisar e entender que tanto nos textos (incluídos os hinos, como nas tradições ayahuasqueiras), há registros de valores éticos e não somente doutrinas, assim como nas tradições orais. 
     Leia com eles exemplos retirados de trechos de códigos legais (como o ECA, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha), assim como a Declaração  Universal  dos Direitos Humanos. E, com relação à segunda Capacidade, escolha questões comportamentais ligadas ao dia a dia dos alunos, conduzindo-os a refletir sobre o modo correto de agir consigo mesmo, com o outro e em relação à sociedade. 
      Este programa relacionado à  Ética constitui-se numa excelente oportunidade de, junto a professores, direção da escola, pais e comunidade estabelecer princípios de comportamento e atitudes válidas de ampla influência, capazes de influenciar a vida do aluno, num esboço de mudança positiva de hábitos familiares e escolares, em geral, na vida do aluno, com reflexos na comunidade.

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